31 de maio de 2010

Avaliação da adequação técnica de indústrias de medicamentos fitoterápicos e oficinais do Estado do Rio de Janeiro

Empresas com atividades relacionadas à fabricação e/ou fracionamento e distribuição de medicamentos oficinais e fitoterápicos e analisadas no grau de adequação à legislação sanitária vigente, cumprimento de boas práticas de fabricação vigentes, bem como às questões relacionadas ao registro de produtos; as principais irregularidades foram o fluxo de pessoal e controle de qualidade adequado.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000700025&lang=pt

Patricia, Luisa ,Girlian, Daniele e Marcus

DENÚNCIA

O link trata de uma denúncia feita,pelo Programa Fantástico, à certos farmacêuticos e proprietários de Farmácia que oferecem remunerações a médicos, sob a forma de captação de receitas.
Também mostra a postura do presidente do Conselho Federal de Farmácia acerca do assunto e da maneira em que a reportagem abordou a situação.
Para mais informações acesse o link com a notícia

Francine B, Francine P, Vanessa, Rodrigo.

30 de maio de 2010

AUTOMEDICAÇÃO


FRANCINE B, FRANCINE P, VANESSA, RODRIGO

Anvisa institui novas regras para as Farmácias


Desde o dia 18 de fevereiro de 2010, todas as farmácias e drogarias do país, deverão ser readaptadas às novas normas da RDC 44/2009 estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As farmácias e drogarias, deverão deixar disponíveis ao alcance dos consumidores apenas produtos de higiene pessoal e cosméticos. Os medicamentos com ou sem prescrição médica, deverão estar alocados atrás do balcão, sendo então, o manuseio somente dos funcionários.

Fonte: ANVISA


postado por: Sabrina, Margarete, Taís, Vinicuis

Rumo ao genérico 100% nacional

Espera-se que o mercado dos genéricos no próximo ano represente 25% do mercado brasileiro. Diante disso, deve-se reverter o fato de que poucos fármacos da categoria são produzidos com tecnologia nacional. Isso leva o País a posição de “refém do preço dos farmoquímicos praticados no Exterior”.
Confira aqui o diagnóstico do pesquisador Luiz Carlos Dias, que em entrevista, fala da necessidade de se investir em pesquisas no País.

29 de maio de 2010

Tunel do Tempo


No início do século tinhamos drogas comercializadas e por seus efeitos benéficos eram até mesmo abençoadas até que o seu uso irracional tornou-se ilícita, ao lado temos uma propaganda do vinho de coca no qual o Papa Leão XIII carregava cinsigo sempre uma garrafa, este de tanto que gostava do vinho e seus beneficios que premiou o seu criador Angelo Mariani com uma medalha de ouro.
Se quiser conhecer mais algumas propagandas antigas de produtos que continham Cocaina, Heroina ,Ópium de uma olhada no link abaixo:
Postado por : Marcus, Danielle, Patricia, Luisa, Girlian.

Boas Práticas de Dispensação

Toda a ação profissional está resguardada pela lei. A legislação tem a finalidade de criar normas para que o trabalho seja feito de forma uniforme para todos, visando sempre o bem da coletividade.
A Farmácia também possui uma vasta legislação, chamada de legislação farmacêutica que regulamenta a profissão.
Para se inteirar mais a respeito das boas praticas e da lei que rege a farmácia leia o link a seguir:
Fonte: sindicato dos práticos de farmacia
Macus, Danielle, Girlian, Patricia

28 de maio de 2010

Dicas úteis


A United States Pharmacopeial Convention (USP), a National Association of Boards of Pharmacy (NABP), a American Society of Health-System Pharmacists (ASHP) e o Food and Drug Administration (FDA) publicam as recomendações para manipulação de preparações estéreis e não-estéreis. Esses documentos estão disponíveis a partir dos respectivos grupos e associações. Farmacêuticos que trabalham nessa área de atuação devem ter conhecimentos das especificações e realizar leitura cuidadosa desses documentos.
Mas, de uma maneira bastante simplificada, existem passos básicos a serem seguidos na manipulação de qualquer produto farmacêutico:

A. Leia e interprete a prescrição cuidadosamente. Pode ser necessário ou útil consultar o médico e o paciente sobre a intenção do uso de medicamento e sobre as preferências ou limitações do paciente.
B. Observe qualquer informação confusa ou faltante; esclareça, tire conclusões e adicione essa informação na prescrição.
C. Verifique a dose, o regime de dosagem, a forma farmacêutica e a via de administração.
D. Determine previamente a técnica de preparação.
E. Realize cálculos necessários. Se possível, solicite a um colega, por garantia, que verifique os cálculos.
F. Selecione os componentes exigidos.
G. Escolha os equipamentos de manipulação adequados.
H. Usando técnicas recomendáveis, prepare o produto.
I. Realize os procedimentos de controle de qualidade.
1. Realize sempre a inspeção visual do produto.
2. Quando possível, faça medidas como variação do peso da cápsula ou medida de pH.
3. Em todos casos, o paciente deve ser orientado para que observe alguma mudança na aparência do produto, a qual possa indicar a ocorrência do instabilidade física, degradação química ou crescimento microbiano. O paciente deve ser orientado a contatar o farmacêutico quando observar alguma dessas alterações.
J. Escolha um recipiente adequado e acondicione a preparação.

Fonte: Thompson, Judith E. – A Prática Farmacêutica na Manipulação de Medicamentos – Ed. Artmed – S. Paulo (SP), 2006.

27 de maio de 2010

XX Congresso Pan-Americano de Farmácia

Na noite de ontem, vinte e sete de maio, ocorreu no Pepsi on Stage, a Cerimônia Oficial de abertura do XX Congresso Pan-Americano de Farmácia.

Os palestrantes da noite, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, e a governadora do Estado, Yeda Crusius (por meio de videoconferência), ressaltaram a oportunidade da qualificação a profissionais e estudantes do setor.

A solenidade encerrou-se com a palestra do presidente da International Pharmaceutical Federation, Kamal Midha. Ele enfatizou que, aos poucos, a sociedade passa a compreender o papel social do farmacêutico e a necessidade da assistência farmacêutica. Segundo Midha, esse avanço no conceito da profissão contribui para que o profissional não seja apenas encarado como gestor de medicamentos.

Temas muito interesantes em várias áreas do conhecimento farmacêutico pautaram as discussões no dia de hoje, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de vários contatos e acertos na feira de negócios, que envolve cerca de 60 expositores da cadeia farmacêutica.

Características Gerais de uma Inspeção para obtenção de Certificado de Boas Práticas de Produção Farmacêutica

Texto exemplificando as características de uma inspeção, componentes, planejamento, defeitos numa determinada produção, rotas, itens imprescindíveis, fatores determinantes de qualidade.


http://www.boaspraticasfarmaceuticas.com.br/includes/Caracter%C3%ADsticas%20Gerais%20de%20uma%20Inspe%C3%A7%C3%A3o.doc

26 de maio de 2010

Apresentação do Trabalho do Blog Farmacotécnico

No dia 26 de maio às 13h um dos editores do blog Farmacotécnico, Gabriel Hertzog, apresentou o trabalho "Blogs: Ambiente de Construção Cooperativa do Conhecimento na Área Farmacêutica".


O objetivo do trabalho foi o de investigar a utilização do blog como recurso pedagógico no ensino da farmácia.


No período estudado o blog teve um total 4.500 pageviews, de 17 países diferentes. Sendo que a comunidade brasileira foi a que mais participou do blog, representando 96,6% do número total de acessos. Estas visitas foram realizadas a partir de 151 cidades diferentes.

Tendo em vista que o blog foi criado no primeiro semestre de 2009, as ferramentas de busca na internet representam até o momento 59,6% do tráfego. Entretanto, a medida que o blog Farmacotécnico começa a ser reconhecido na comunidade virtual, o acesso direto vem crescendo, o que pode ser verificado pelo percentual encontrado de 19,1%. Em comparação aos sites de tamanho e proposta similares, o blog Farmacotécnico, apresenta um percentual de acessos 122,5% superior a estes.

Baseado nestes resultados e nos comentários postados pelos usuários, é possível identificar ainda, pelas palavras chaves utilizadas no acesso ao blog, que este vem demonstrando ser uma ferramenta importante na construção do conhecimento, pois como permite a conexão entre conteúdo e escrita, vem rompendo as barreiras da sala de aula e a barreira espaço/tempo, permitindo a discussão e a comunicação em escala global.

Começa o XX Congresso Pan americano de Farmácia

Teve início o XX Congresso Pan-Americano de Farmácia, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O referido evento acontecerá no período de 25 a 29 de maio de 2010.
Segundo informações da organização do evento o congresso é o segundo maior evento mundial do setor, e encerrou as inscrições com mais de 1,5 mil pessoas inscritas oriundos de 36 países.
O evento contou com mais de 800 trabalhos científicos inscritos, sendo que destes 600 foram selecionados para apresentação em banner e outros 56 para a forma oral. Dentre estes o trabalho do blog Farmacotécnico, que será apresentado hoje, dia 26 de maio, às 13 horas.
Será uma ótima oportunidade para troca de experiências, e aprendizado, uma vez que além de contar com palestras e cursos de excelente qualidade, paralelamente ao congresso, haverá uma feira de negócios com as principais empresas da cadeia farmacêutica. Dezenas de empresários do setor terão a oportunidade de divulgar produtos, serviços e soluções em geral.

25 de maio de 2010

Avaliação do Certificado de BPF expedido pela Anvisa

Uma pesquisa realizada através do portal da ANVISA na área de legislação sobre suspensão de fabricação, distribuição, venda e usos de produtos farmacêuticos, ocorrida durante o período de outubro de 2004 e outubro de 2007 analisou 225 resoluções, envolvendo 167 empresas. E concluiu que a maior parte destas resoluções (46,2%) tem como objeto a suspensão da fabricação, seguido da suspensão da comercialização (21,3%) e a suspensão da importação (14,7%). A maior causa dessas suspensões é porque os produtos foram reprovados em ensaios de controle de qualidade (22,7%), seguido pela falta de registro do produto (21,3%).

Mas um dos dados mais impressionantes encontrados foi que 52,4% não possuem e nunca possuíram certificação de boas praticas de fabricação, que é de extrema importância, pois são eles que determinam que os processos de fabricação de medicamentos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos, determinam os pontos críticos do processo, o armazenamento adequado, qualidade entre outros.
Devido a essa grande quantidade de suspensões em função do desvio da qualidade, fica uma pergunta, será que a fiscalização está mais eficiente no Brasil, ou será que os registros dos produtos estão sendo concedidos de formas ineficientes, o que eleva o número de casos com desvio de qualidade?

Fonte: Pharmacia Brasileira, número 74 janeiro/fevereiro 2010

Túnel do Tempo

Um pouco mais do passado do farmacëutico que elaborava meios e maquinários para facilitar o seu trabalho.
Estes instrumentos eram mais rústicas, mas se tratavam das precursoras das nossas modernas máquinas.

Para você ler mais e conhecer como elas eram no final do século XIX e começo do século XX, acesse o Link:

http://www.museufarmacianiteroi.com.br/seculo_20.php


Fonte: Museu da farmacia Niterói

Marcus, Patricia, Daniele, Girlian, Luisa.

Medicamentos genéricos, similares, de referência, manipulados e fitoterápicos. Diferenças que podem afetar a sua saúde!


Quando se fala em medicações muitas vezes pensamos em primeiro lugar no preço e optamos por escolher o mais barato, mas muitas pessoas não tem nem idéia da diferença entre um medicamento de referëncia e um similar ou genérico.


Para entender melhor acesse o link:


Fonte





Marcus, Daniele, Patricia, Girlian, Luisa

24 de maio de 2010

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE PROPRANOLOL E ENALAPRIL

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade dos comprimidos de Enalapril 10 mg e Propranolol 40 mg adquiridos através de processo licitatório e distribuídos na rede pública de saúde. Apesar de a licitação ser julgada pelo menor preço, existem mecanismos que podem garantir a qualidade dos produtos adquiridos, tais como: conhecimento da legislação vigente, correta elaboração do edital, adequado julgamento das propostas e monitoramento dos produtos adquiridos através do controle de qualidade e da farmacovigilância.
http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=5130

postado por Sabrina, Vinicius, Margarete, Tais

Confiabilidade e Garantia da Qualidade dos Genéricos

Para garantir que a qualidade dos medicamentos genéricos no Brasil seja comparada à dos medicamentos genéricos fabricados no restante do mundo, a legislação brasileira foi estabelecida com base nas legislações mais avançadas. Para possibilitar o rastreamento de qualquer lote de medicamento genérico, a ANVISA recebe das indústrias, mensalmente, informações sobre a comercialização (fabricação e distribuição) dos seus produtos. O envio dessas informações está normatizado pela Resolução RDC nº 78/00.

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/genericos/profissionais/confiabilidade.htm
postado por Sabrina, Vinicius, Taís, Margarete

Legislação de Boas Práticas de Fabricação

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.A Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 Republicada no D.O.U de 06/11/2002 está disponível em:

http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/275_02rdc.htm

Sabrina, Margarete, Vinicius e Tais

Validação de Processos

O cumprimento das BPF está dirigido primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a qualquer produção farmacêutica, e apresenta como um dos seus requisitos a validação de processos. Esta tem como função estabelecer evidências documentadas, de maneira a prover um alto grau de garantia a um processo específico, garantindo consistentemente que o produto esteja de acordo com as normas de qualidade.


Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto, pode acessar os links abaixo.

LEIA MAIS:
http://www.scribd.com/doc/16535523/RELATORIO-DE-VALIDACAO-DE-PROCESSO-2
http://www.slideshare.net/heltonsantos/validao-de-processos-farmacuticos

Em outras postagens iremos conduzí-los a artigos referentes a área. Para que assim possamos fomentar a discussão a cerca destes assuntos.

Francine B, Francine P, Rodrigo, Vanessa

Tunel do Tempo


Mastiguinhas eram vitaminas para crianças que mais pareciam balinhas, e o pior de tudo que a dosagem era de apenas uma por dia, todos passavam implorando ganhar mais de uma, mas vinha o seguinte argumento: isso não é bala!! é Remédio!!
A embalagem era no formato de uma carinha sorridente onde apareciam as pastilhas.
Marcus, Daniele, Girlian, Luisa e Patricia.

Sistema de Satisfação nas Farmácias

Foi traduzido e validado para o português o Pharmacy Services Questionnaire. É um questionário de satisfação dos usuários nas farmácias/drogarias no país.

O artigo é muito interessante, já que não tínhamos nenhum sistema de satisfação, mas não seria mais proveitoso se o Brasil tivesse assistência farmacêutica em todas suas farmácias/drogarias? Ou devemos nos perguntar se este "novo" questionário é realmente útil, já que diversos estabelecimentos comerciais já se utilizam deste sistema mas o público que realmente utiliza o serviço é mínimo e estatisticamente desprezado.

Link do Artigo

Túnel do Tempo



O Enovid foi o primeiro anticoncepcional lançado no mercado. E por incrível que pareça não tinha contraindicações!!
Você quer conhecer mais sobre este produto acesse o link:

http://www.mum.org/enov60b.htm - brochura sobre o enovid

23 de maio de 2010

Aplicação do sistema de gestão da qualidade BPF (boas práticas de fabricação) na indústria de produtos farmacêuticos veterinários

Este artigo descreve os principais aspectos e resultados de uma pesquisa tipo survey realizada com o objetivo de analisar se as empresas fabricantes de produtos veterinários estão se estruturando para aplicarem as boas práticas de fabricação, como um sistema de controle e gestão da qualidade.

link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2007000200014〈=pt

Postado por: Sabrina, Vinicius, Taís e Margarete

BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO

Texto que faz uma explanação sôbre o que são as BPF's, desde seu início, relatando um histórico desde 1963 até os dias atuais.
Aborda o assunto de uma maneira tal, envolvendo as esferas do governo, fabricante, dispensador/distribuidor com suas respectivas responsabilidades, bem como o objetivo das BPF'S.

Link: http://www.garantiadaqualidade.com.br/boas_praticas_fabricacao.htm


Dniele,Girlian,Luisa,Marcus,Patricia

Validação na indústria farmacêutica

Explica o que é a validação de acordo com as normas da Anvisa, a sua importância, normas para a produção de medicamentos para obter as BPF`S.
Aborda alguns equipamentos utilizados para a validação e os objetivos da mesma.

Leia mais:
http://www.hannabrasil.com/noticias-artigos-e-dica-do-mes/noticias/276-validacao-na-industria-farmaceutica

Daniele,Girlian,Luisa,Marcus,Patricia

21 de maio de 2010

Uso de Controle Estatístico de Processo (CEP)

O objetivo do trabalho foi utilizar ferramentas do controle estatístico de processos(CEP) para estudar e validar retrospectivamente a performance da etapa de compressão do processo de produção de formas farmacêuticas sólidas, mais especificamente, glibenclamida comprimidos.

www.revbrasfarma.org.br/edcoes/pdf/2004/v85n32004/pag115a119p


Patricia, Luisa, Girlian,Marcus e Daniele

20 de maio de 2010

Pré-requisitos para implementação do sistema APPCC

O artigo fala de boas praticas de fabricação na área de alimentos.
Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrão de Higienização Operacional (PPHO) são Programas Pré-requisitos (PPRs) para implementação do sistema APPCC, sendo, em função para garantir qualidade na indústria de alimentos.

É um programa utilizado para controlar processos e procedimentos de condições operacionais para facilitar a operação de alimentos inócuos, e abrange procedimentos relacionados à utilização das instalações, recepção e armazenamento, manutenção de equipamentos, treinamento e higiene dos trabalhadores, limpeza e desinfecção, controle de pragas e devolução de produtos.

Com o objetivo de fornecer ao consumidor produtos semelhantes aos comercializados frescos e, ao mesmo tempo, garantir a sua segurança e manter a qualidade nutricional e sensorial etc....
link:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100018&lang=pt
postado por Sabrina, Vinicius, Taís, Margarete

19 de maio de 2010

Produção de medicamentos no Brasil

Neste artigo, podemos ver que os medicamentos são usados tanto para o alívio de dores, quanto pora salvar vidas, por isso é tão importante sua fabricação.

Cada vez mais, os medicamentos estão mais seguros e eficazes, e com isso podem aumentar a qualidade de vida da população.

A produção e o mercado de medicamentos no Brasil, está gradativamente melhorando, além disso, existem, aproximadamente quatrocentas empresas farmacêuticas no Brasil. Esse fato faz com que o Brasil se destaque entre os países em desenvolvimento.

Através do artigo podemos conhecer um pouco mais sobre:

- A Política Nacional de Medicamentos;

- A ausência de mecanismo de articulação e coordenação entre gestores;

- A natureza jurídica dos laboratórios;Justificar

- A falta de investimentos em P&D;

- O papel dos laboratórios oficiais;

Além disso podemos notar a importância de diretrizes para a política de medicamentos, que se manifesta através da ampliação do acesso aos medicamentos.

18 de maio de 2010

Abrangência da Validação em Indústrias Farmacêuticas


Todo profissional de saúde sabe que cada etapa de produção dos estabelecimentos de saúde precisa ser validada. Entretanto, apenas uma pequena percentagem realmente conhece a abrangência da validação. A imagem acima demonstra apenas algumas das áreas em que a validação pode ser implementada e/ou implantada. Do design ao treinamento dos profissionais (principalmente na área da saúde) é avaliado pela ANVISA e deve ser validado para que a indústria possa produzir e disponibilizar seus medicamentos com qualidade.

Fonte: http://www.sfiec.org.br/palestras/competitividade/Valida%C3%A7%C3%A3o_S%C3%B3lidos_Orais_arquivos/frame.htm

O caminho da competitividade passa pela obtenção da qualidade.


Esta afirmação torna-se evidente pelo fato de que inúmeros países, aí incluídos os ricos e desenvolvidos, bem como os desejosos de melhorar sua posição relativa no cenário mundial, possuem programas governamentais voltados para o estímulo e capacitação de suas organizações no que diz respeito a produtividade e melhoria contínua de suas operações.

A gestão integrada pela qualidade e produtividade tornou-se incontestavelmente uma necessidade para qualquer organização que deseja sobreviver no mercado atual.

As transformações exigidas pela modernidade estão apontam para uma nova relação entre trabalho, gestão, aprendizagem e capacidade de as pessoas contribuírem individualmente para os resultados, a partir da adoção de uma visão mais abrangente e integrada sobre as transformações que ocorrem na produção e comercialização de bens e serviços para satisfação das necessidades de sobrevivência pessoal e da própria qualidade de vida na sociedade.

No link abaixo está disponível um texto bem interessante sobre qualidade, de autoria de Antônio Lázaro Conte e Gislene Regina Durski.

Para acessar o link clique aqui

17 de maio de 2010

Apreensão de Medicamentos Genéricos



Medicamentos do Brasil e da Índia são apreendidos na União Européia e Holanda a um considerável tempo, mas finalmente o Brasil teve alguma reação: Nesta quarta-feira ambos países abriram uma ação contra a U.E. para descobrir o motivo da apreensão, que até então alegavam a apreensão de medicamentos falsos sem disponibilizarem a lista de medicamentos fora do padrão.
Leia mais acessando o link da globo.

Fonte: g1.globo.com

8 de maio de 2010

Túnel do Tempo



O produto "Heroin" desenvolvido e comercializado pela Bayer Pharmaceutical no início do século passado, era utilizado entre outras indicações, para alívio da tosse.

4 de maio de 2010

VI ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA

O editor do blog Farmacotécnico, Prof. Fabian Primo, esteve em Brasília, no período de 28 a 30 de abril do corrente ano, participando do VI ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE FARMÁCIA – que teve como tema “Educação Farmacêutica e o Exercício Profissional”.

No encontro foram discutidos diversos temas, tendo como base a relação entre o saber e o fazer farmacêutico, avaliando a prática profissional e a sua ligação e integração com o ensino.

A comissão organizadora do encontro explica que está buscando criar fronteiras farmacêuticas baseadas na qualificação, na excelência profissional. Um dos membros da comissão afirma ainda que “É preciso que o ensino na graduação prepare devidamente os novos farmacêuticos, para que eles assumam os seus papéis e os seus espaços nessas fronteiras”.

Apesar das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, para o ensino farmacêutico na graduação terem sido implantadas em 2002, muitas Universidades e Faculdades ainda não se adaptaram plenamente. Entretanto apesar disso o ensino de graduação vem apresentando uma evolução satisfatória, pois muitas instituições de ensino mudaram as suas metodologias de ensino, introduziram ao currículo conhecimentos em outras áreas, como antropologia e psicologia. E ainda passaram a focar o seu conteúdo no paciente e não apenas na doença e no medicamento.

Estas mudanças já vem apresentando sinais de mudança, pois tem crescido o reconhecimento pela sociedade e pelos gestores públicos e privados da importância que os cursos de Farmácia representam para o contexto sanitário brasileiro.

Prova disso é o registro que o CFF faz, de que muitos gestores (Secretários Municipais de Saúde ou responsáveis por farmácias públicas) estão buscando estabelecer parcerias com as Universidades.

São iniciativas assim focadas na qualidade do serviço farmacêutico, que devem ser seguidas e fortalecidas de forma a valorizar e consolidar a participação destes profissionais nas equipes multidisciplinares de Saúde.

Aché lança medicamento 100% nacional


O laboratório Aché anunciou o lançamento do Sintocalmy, o segundo produto que desenvolve totalmente com a biodiversidade brasileira. O primeiro foi o Acheflan.

A Eurofarma também prepara um medicamento anti-inflamatório e analgésico, seguindo os mesmos princípios.

As duas iniciativas são exemplos de que a variedade de plantas brasileiras, pela qual as farmacêuticas multinacionais não se interessam, pode ganhar fôlego no setor produtivo.

É público e notório que existe expertise disponível na academia, mas da mesma forma, sabe-se que pelos mais diversos fatores, este conhecimento muitas vezes está voltado quase exclusivamente para o ensino e para a pesquisa, atuando pouco na lógica de interação com as indústrias ou na prestação de serviços ao setor empresarial.

Para isso, é preciso uma integração maior com as universidades, de forma a promover o desenvolvimento de uma cadeia intermediária do processo de descoberta de fármacos, que só agora começa a se desenvolver no país.

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...