31 de outubro de 2010

Túnel do Tempo


Cápsulas amiláceas: constituídas de duas cúpulas circulares de amido e/ou farinha de trigo.
Foram as primeiras cápsulas a serem introduzidas na terapêutica.

30 de outubro de 2010

Anvisa publica novas regras para controlar venda de antibióticos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União" as novas regras para controlar a venda de antibióticos. Essas substâncias, a partir de agora, só poderão ser vendidas em farmácias e drogarias do país mediante a apresentação da receita de controle especial em duas vias.
A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.

A retenção das receitas dos antibióticos será obrigatória a partir de 28 de novembro de 2010.

Quem prescrever as receitas deve atentar para a necessidade de entregar de forma legível e sem rasuras duas vias do receituário aos pacientes. As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a frase "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA". As empresas terão 180 dias para se adequar às novas normas de rotulagem.


A nova norma definiu também novo prazo de validade para as receitas, que passa a ser de dez dias, em função dos mecanismos de ação dos antimicrobianos. Todas as prescrições deverão ser escrituradas, ou seja, ter suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. O prazo para que as farmácias iniciem esse registro e concluam a adesão ao sistema é de 180 dias. As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que têm uso exclusivo no ambiente hospitalar. O objetivo da Anvisa, ao ampliar o controle sobre essas substâncias, é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.

Fonte: ANVISA

Para ler a resolução na íntegra, acesse o link

Alguns tensoativos não-iônicos e anfóteros de uso cosmético

Fonte: http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/11062007/classificacao_tensoativos.asp

26 de outubro de 2010

Formulação de Xampus - uso de agentes tensoativos

O cabelo e o couro cabeludo acumulam ampla variedade de impurezas, incluindo oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, células mortas descamadas, resíduos de cosméticos, e condicionadores para cabelos, bem como sujeira e fuligem do ar. Os cabelos sujos perdem o brilho, tornam-se oleosos e rebeldes e desenvolvem odor desagradável; por isso, a limpeza do cabelo e do couro cabeludo tem sido muito valorizada na cultura atual, e os xampus têm sido importantes agentes nesta tarefa.
A finalidade de um xampu é limpar os cabelos e ainda deixá-los reluzentes e maleáveis. Pode parecer bastante simples, mas trata-se de uma tarefa extremamente difícil, exigindo boa dose de empenho e uma cuidadosa harmonização dos componentes para o desenvolvimento de um produto que obtenha boa aceitação junto ao consumidor e seja de uso seguro.
O formulador se depara literalmente com centenas de tensoativos, estabilizadores de espumas, condicionadores capilares, espessantes, preservativos e componentes promocionais, à sua escolha para o desenvolvimento de tais formulações.
O detergente é a substância mais importante na formulação do xampu. São vários os tipos de detergentes, como os aniônicos, anfóteros e não iônicos. Eles podem ser utilizados sozinhos ou misturados uns aos outros. A tabela 1 mostra as vantagens e desvantagens desses detergentes.

Tabela 1: Vantagens e desvantagens dos tipos de agentes de limpeza
Vantagem Desvantagem
Aniônico excelente limpador cabelo áspero
Não Iônico deixa o cabelo maleável limpa pouco
Anfótero não irrita os olhos; limpa pouco
deixa os cabelos maleáveis

A concentração total dos agentes de limpeza geralmente gira em torno de 12-20%, dependendo do tipo de xampu a ser desenvolvido.

Este foi um trabalho analisando o Shampoo anticaspa Zpfórmula11, da Revlon. Para saber mais, acesse o link

Obtenção de pellets por extrusão e esferonização farmacêutica. Parte II. Avaliação das características física de pellets

O processo de peletização, abordado na Parte I, consiste na aglomeração por via úmida de pós de uma substância ativa e excipientes sob a forma de unidades esféricas denominadas por pellets. Os pellets diferem de grânulos não apenas pela técnica utilizada para a produção, mas também no que respeita as características físicas conseguidas. O presente trabalho, o segundo de uma série de dois, apresenta uma revisão das características físicas e das técnicas para a caracterização física de pellets farmacêuticos abordando as principais necessidades posteriores a produção dessas multi-unidades, nomeadamente revestimento com película, enchimento de cápsulas, compressão, manuseamento, armazenamento e transporte.

Leia mais:

Nome:Patricia , Ana Paula e Gabriela

Novas medidas vão reforçar a prevenção de infecções por microrganismos multirresistentes


A Anvisa reuniu, nesta sexta-feira (22/10), em Brasília (DF), infectologistas, microbiologistas e especialistas em infecção hospitalar para discutir recomendações e medidas de prevenção das infecções hospitalares provocadas por microrganismos resistentes a antibióticos.

O resultado das discussões integrou uma nota técnica dirigida a hospitais, secretarias de saúde e comissões de controle de infecção hospitalar publicada nesta segunda-feira (25/10).


Na mesma data, os diretores da Agência aprovaram a obrigatoriedade de que os serviços de saúde brasileiros disponibilizem solução alcóolica para a higienização das mãos dos profissionais de saúde em todos os pontos de atendimento aos pacientes. Os estabelecimentos deverão cumprir a norma a partir de 60 dias, contados da publicação da resolução no Diário Oficial da União.


Já as farmácias e drogarias brasileiras vão passar a reter a receita médica durante a venda dos antibióticos. Esses estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma a partir da publicação da medida. As duas resoluções devem ser publicadas no Diário Oficial da União na próxima semana.


Os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas, como o uso irracional de antibióticos.

Assista ao vídeo da entrevista com o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano

Enzima KPC: entenda o que é

Confira nota técnica publicada nesta segunda-feira (25/10/2010)

Como se prevenir dentro do hospital

Profissional: saiba como higienizar as mãos dentro do hospital

Fonte: Imprensa/ANVISA

23 de outubro de 2010

Medicamentos Quirais: da dimensão química à discussão política


São discutidos aspectos conceituais dos medicamentos quirais, correspondendo a substâncias enantiomericamente puras, constantes de apenas um dos isômeros, dextrógiro (R) ou levógiro (S). O impacto no mercado mundial, que hoje atinge um contingente de US$ 35,6 bilhões, correspondente a aproximadamente 20% do total, às custas de medicamentos quirais, é ressaltado pelos autores como significativo das tendências atuais. A expansão crescente do mesmo leva a crer que existe uma tendência nítida a que a produção de medicamentos quirais possa, em breve, representar uma nova forma de domínio por parte das empresas hegemônicas, impactando definitivamente o mercado dos produtos sob proteção patentária e inviabilizando a política de crescimento mundial de medicamentos genéricos. Finalizando, é levantada a relação entre os medicamentos quirais e as misturas racêmicas, chamando a atenção para a necessidade de incorporar esta dimensão química no âmbito da discussão das políticas públicas, considerando também a capacidade instalada em centros de pesquisa e universidades brasileiras.


Grupo: Ana Paula Brandão, Gabriela Rassier, Patrícia Mirapalhete



21 de outubro de 2010

Triclosan sob Investigação...

O FDA (Food and Drug Administration) órgão regulatório norte-americano, a partir de pesquisas recentes, informa que estão monitorando o triclosan em função de possíveis riscos sanitários a saúde da população.

O Triclosan (2,4,4’ –trichloro-2’-hydroxydiphenyl ether), um clorofenol, com ação antisséptica, é utilizado amplamente em diferentes tipos de produtos, tais como, pastas dentais, sabonetes, desodorantes, produtos infantis, itens de vestuário, entre outros.

Apesar do Triclosan ser um produto utilizado há muito tempo (primeiro registro no FDA em 1969), e não ser reconhecido como um produto que apresente risco à população, vários estudos que vem sendo conduzidos por institutos de pesquisa, demonstram que este deve ser melhor avaliado ou monitorado.

Alguns estudos em animais, demonstraram que o triclosan pode interferir na regulação hormonal. Mas sabe-se que nem todos os efeitos encontrados em animais, podem produzir efeitos semelhantes em humanos. Além destes, outros estudos em bactérias indicam que este produto pode também contribuir para a resistência bacteriana à antibióticos.

Assim, os especialistas do FDA estão engajados em estudar, do ponto de vista científico e regulatório, as possíveis consequências do triclosan para a saúde humana. Isto porque até o momento, ainda não existem dados seguros que possam recomendar qualquer tipo de alteração tanto na fabricação quanto no uso de produtos que contenham o triclosan.

Para ler o alerta completo do FDA acesse o link


19 de outubro de 2010

Efeito da concentração do amido de milho na liberação de paracetamol de comprimidos

Este trabalho avaliou a influência da concentração de amido de milho nas características físicas e na liberação in vitro de paracetamol a partir de comprimidos. Os granulados foram analisados quanto à granulometria e densidades aparentes bruta e compactada e os comprimidos quanto ao peso médio, espessura, dureza, friabilidade, tempo de desintegração.Concentração mais alta de amido em pó dá origem, provavelmente, à interação entre os componentes da fórmula, interferindo na liberação in vitro do fármaco. Isto demonstra a importância de se otimizar a concentração dos adjuvantes numa formulação de comprimidos, pois, embora uma pequena variação nesta concentração não exerça efeito significativo no tempo de desintegração, a quantidade de fármaco liberado pode ser substancialmente alterada.

Acesse o link:

Nome: Patricia, Ana Paula e Gabriela

18 de outubro de 2010

Granulação de Praziquantel por “HOT MELT” em Leito Fluidizado



Considerado como um dos mais importantes processos farmacêuticos, a granulação é um
método que promove a aglomeração de pós de modo a formar entidades multiparticuladas
maiores, denominadas grânulos. Ao contrário de granulações convencionais, a técnica “hot melt” é livre de solventes, o que lhe confere diversas vantagens, como baixo custo e rapidez. Este trabalho teve como finalidade estudar os parâmetros interferentes na granulação de praziquantel (PZQ), no processo por “hot melt” em leito fluidizado, através da avaliação dos grânulos obtidos.
Foi possível verificar que a granulação por “hot melt” apresenta-se como uma alternativa potencial na formulação de grânulos com boas propriedades de fluxo e compressibilidade, além de ótimos rendimentos.

14 de outubro de 2010

Nanotecnologia contra o câncer


Utilizando a nanotecnologia, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv (Israel) desenvolveram uma terapia de combate ao câncer que é capaz de destruir apenas as células doentes do organismo, preservando as saudáveis. Isso poderá reduzir os graves efeitos colaterais provocados pela quimioterapia e melhorar sua eficiência.
A base desse tratamento são bolhas microscópicas cuja superfície contém um agente capaz de distinguir e destruir as células cancerosas. Segundo a professora Rimona Margalit, do Departamento de Bioquímica da Universidade e responsável pela experiência, a nova tecnologia tem sido aplicada com sucesso em animais e o próximo passado será testá-la em seres humanos. A Universidade agora está procurando laboratórios farmacêuticos interessados em investir no desenvolvimento da pesquisa. “Em 20 anos, essa terapia poderá ser disseminada por todo o mundo”, diz Rimona.


Abordagem estatística na validação retrospectiva do processo de fabricação de mistura polivitamínica



As exigências legais relativas à rotulagem de alimentos, em especial aqueles constituídos de polivitamínicos e minerais destinados a lactentes e crianças de primeira infância, requerem processos de fabricação que assegurem os valores declarados. Dessa forma, os fornecedores de mistura de polivitamínicos devem demonstrar que o processo de homogeneização dos pós conduz aos resultados esperados, conforme especificado. Os estudos de validação devem contemplar tal exigência e podem ser efetuados de forma prospectiva, concorrente ou retrospectiva. A abordagem retrospectiva, fundamentada na revisão e análise de registros históricos, pode ser efetuada no caso dos lotes considerados terem sido produzidos segundo os mesmos parâmetros operacionais e especificações. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho foi validar o processo de fabricação de produto constituído pela mistura das seguintes vitaminas: cloridrato de piridoxina, nicotinamida, ácido ascórbico e pantotenato de cálcio, empregando abordagem retrospectiva. A análise estatística dos dados relativos ao teor de cada componente foi efetuada empregando gráficos de controle objetivando a avaliação da estabilidade do processo.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322007000200013


Gabriela Rassier, Ana Paula Brandão e Patrícia Mirapalhete

13 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CÁPSULAS EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO


O objetivo deste estudo foi detectar, no processo de produção de cápsulas em farmácias de manipulação, possíveis variáveis que pudessem interferir no resultado final. Buscou-se, através de uma revisão da literatura, compreender o processo magistral de produção de cápsulas e a tecnologia utilizada, a fim de fornecer subsídios ao profissional farmacêutico para monitorar e controlar sua produção. Além disso, utilizou-se a metodologia do controle estatístico de processo para coletar dados preliminares sobre o comportamento do processo produtivo que possam servir de base para a sua melhoria. Buscou-se com este trabalho demonstrar que a percepção da qualidade não deva ocorrer apenas pela imposição do órgão regulador, mas como instrumento estratégico para alcançar uma vantagem competitiva e um melhor posicionamento no mercado.

Este artigo é interessantíssimo pois na parte da revisão de literatura, o autor aborda muita coisa que vimos em aula, tem um tópico chamado PRINCIPAIS VARIÁVEIS CAPAZES DE ALTERAR O DESEMPENHO DO PROCESSO DE MANIPULAÇÃO que fala existem três fatores importantes a serem considerados na formulação dos pós para enchimento de cápsulas gelatinosas duras: o fluxo do pó, a ausência de adesão e a coesividade. Além disso fala nas matérias-primas, diz que as mesmas foram adquiridas em fornecedores qualificados através do histórico de aprovações pelo controle de qualidade da Farmácia Universitária e o disposto na RDC 067/07 que exige a comprovação de regularidade perante a autoridade sanitária, etc... Esta bastante relacionado com o que estamos vendo na disciplina, vale a pena ler.

11 de outubro de 2010

Nanotecnologia: o que é?


A nanotecnologia refere-se à tecnologia utilizada para manipular estruturas muito pequenas, tornando possível a criação de estruturas funcionais que poderiam ter sido inconcebíveis utilizando tecnologia convencional. A nanotecnologia é multidisciplinar, unindo diversas áreas de conhecimento, tais como: química, física, biologia e engenharias. Apesar de estar relacionada a estruturas muito pequenas, a nanotecnologia traz benefícios enormes, permitindo atingir o que em alguns anos atrás era apenas ficção. Por esta razão, é agora um dos campos mais importantes mundialmente.
[...] A palavra Nanotecnologia, na qual o prefixo “nano” está relacionada a uma escala de medida em que um nanômetro é um bilionésimo do metro ou um milionésimo de milímetros. Para efeito de ilustração, um fio de cabelo tem cerca de 100.000 nanômetros de espessura sendo possível observar estruturas nesta escala apenas com auxílio de técnicas microscópicas modernas.
O termo “tecnologia” refere-se ao desenvolvimento e produção de novos materiais. O mundo nano está governado por várias regras que diferem daquelas que afetam nossas vidas ao nível macroscópico. Fatores que não têm importância ou que seriam inconcebíveis no mundo macro apresentam uma grande significância ao nível nanométrico. A nanotecnologia é tão revolucionaria porque controla tais fenômenos para ter novas propriedades e funções que atualmente já fazem parte do nosso cotidiano.

http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/cdebate/012nano/Nanotecnologia_e_Nanobiotecnologia.pdf

10 de outubro de 2010

Diluição Geométrica e Homogeneização de Pós

A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão.
Para o processo de homogeneização antes da encapsulação onde ocorre uma diferença de proporção entre os componentes ativos e o excipiente, é possível obter uma mistura mais homogênea por meio da adição seqüencial destas substâncias no gral. Isso pode ser alcançado misturando-se a princípio os componentes ativos com um volume aproximadamente igual dos diluentes.

Caso tenha interesse em saber mais clique aqui


Gabriela Rassier, Ana Paula Brandão e Patrícia Mirapalhete

Anvisa lança selo de segurança para medicamentos



Agora, quem comprar um medicamento nas farmácias brasileiras poderá conferir, no próprio estabelecimento, se o medicamento é verdadeiro.

A partir de janeiro de 2012, cada caixa de medicamento conterá um selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda que será reconhecido por leitores óticos em todas as farmácias e drogarias do país.

A autenticidade do produto será indicada quando o consumidor aproximar a etiqueta de segurança ao visor do terminal ótico.

Grande iniciativa por parte da ANVISA, para coibir e minimizar os riscos causados pela existência de medicamentos falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados, no mercado nacional.

Leia mais no site da ANVISA

9 de outubro de 2010

Blog Farmacotécnico entre os 100 melhores blogs de saúde do país


Nós da equipe do Blog Farmacotécnico gostaríamos de agradecer aos leitores do Blog que votaram na eleição de 1º Turno do Prêmio Nacional Top Blog 2010.

Graças a vocês, que são a razão da existência deste blog, Passamos na primeira etapa.

Estamos entre os 100 blogs da categoria (Saúde) mais bem votados do país.


Nos próximos dias, começa o segundo turno, quando serão escolhidos os três mais bem votados dentre os 100 selecionados.

Entretanto, nesta etapa recomeça tudo de novo, ou melhor, a votação recomeça do zero.

Assim, precisamos novamente da ajuda de vocês. Vote novamente no Blog Farmacotécnico.

Mas não deixe também de opinar, divergir, comentar e contribuir com o blog, pois só assim podemos continuar contribuindo para a construção coletiva do conhecimento.

Avaliação das propriedades de fluxo dos granulados e dissolução de comprimidos de hidroclorotiazida 50 mg obtidos por granulação úmida

O processo de granulação úmida ainda encontra larga aplicabilidade junto à moderna indústria farmacêutica para a produção de comprimidos, pois elimina alguns dos principais problemas atribuídos à compressão direta: a tendência de segregação e as baixas propriedades de fluxo dos pós durante o processo.O presente trabalho avalia e compara através de estudos micromeríticos e análise estatística as características de fluxo de granulados destinados ao desenvolvimento de comprimidos de hidroclorotiazida 50 mg.

Para saber mais acesse o link:

Patricia , Ana Paula e Gabriela

8 de outubro de 2010

Caracterização do fármaco hipoglicemiante glibenclamida


Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Caracterização do fármaco hipoglicemiante glibenclamida


Em estudos prévios, verificaram variação acentuada na velocidade de liberação de GLIB nos testes in vitro (de dissolução) e, conseqüentemente, na biodisponibilidade do produto a partir de diferentes fabricantes de comprimidos do fármaco. No mercado internacional há comprimidos produzidos com tamanhos variados de partículas da matéria-prima GLIB, a qual pode ser micronizada ou microfina e não micronizada ou comum. No entanto, as faixas de especificação para granulometria não são bem definidas na literatura. Verifica-se que as formulações produzidas a partir de diferentes tamanhos de partículas de GLIB matérias-primas não são uniformemente bioequivalentes e a dose deve ser ajustada individualmente no caso de alteração de tipos de prescrições. Soma-se a isto, a necessidade de desenvolver um método de dissolução para avaliação in vitro ausente na monografia de GLIB comprimidos de vários compêndios como as Farmacopéias Brasileira (Farmacopéia, 2001), Americana (United, 2005), Mexicana (Farmacopea, 2000), Japonesa (Japanese, 2003) e Britânica (British, 2003b).

Desta forma, é iminente a necessidade de rever e aprimorar a especificação ou caracterização da GLIB, uma vez que, só os testes farmacopéicos atualmente exigidos, não são suficientes para apontar diferenças sutis entre as matérias-primas. Esta avaliação pode ser uma das ferramentas da qualidade da referida matéria-prima que, mesmo se originada de diversos fabricantes e utilizada na fabricação de comprimidos, deve proporcionar discriminação de resultados ou interpretação consistente.

Para ter acesso ao artigo na íntegra acesse o link

Gabriela Rassier, Ana Paula Brandão e Patrícia Mirapalhete

7 de outubro de 2010

Proposta de Padronização para o Preparo de Medicamentos nas Formas Farmacêuticas Semi- Sólidas e Líquidas

O medicamento manipulado é específico e personalizado para cada usuário. É fundamental que a sua elaboração seja realizada com qualidade e que o paciente tenha segurança ao utilizá-lo. Apesar disto, não existe uma padronização para o preparo das formulações magistrais. Atualmente, alguns sistemas de informação para área de farmácia magistral, são utilizados, porém possuem poucos recursos relacionados ao processo de elaboração dos medicamentos. A falta de padronização é uma das maiores dificuldades para o desenvolvimento de sistemas nesta área. O objetivo desta dissertação foi propor uma padronização para o preparo de formas farmacêuticas semi-sólidas e líquidas de uso externo. Foram elaborados 4 fluxogramas que abordam: avaliação da prescrição médica e o preparo de medicamentos nas formas farmacêuticas cremes, loções, géis, sabonetes líquidos, xampus e soluções alcoólicas, hidroalcóolicas e aquosas. Estes fluxogramas foram validados por especialistas em farmácia magistral, utilizando-se o Método Delphi. A seguir foram identificadas e definidas as variáveis
relevantes à padronização proposta e que podem interferir na qualidade do medicamento manipulado. Tais como: concentração de uso, pH de estabilidade, incompatibilidades, solubilidade. Essas informações correspondem à base de conhecimento do protótipo. A padronização proposta foi utilizada para delinear um protótipo de Sistema de Informação para Apoio à Elaboração de Medicamentos Magistrais, baseado nos requisitos especificados, incluindo características dos ativos selecionados. As informações geradas pelo protótipo, através de um plano de ação, foram avaliadas em comparação aos resultados de 5 formulações
submetidas aos especialistas. Os fluxogramas e a base de conhecimento correspondem à padronização para a análise da prescrição e o preparo de medicamentos nas formas farmacêuticas semi-sólidas e líquidas de uso externo. A proposta resultante deste trabalho é de grande valia para proporcionar o preparo de medicamentos eficazes e seguros na área dermatológica. Salientando que para o desenvolvimento de qualquer sistema de informação na área da saúde é de extrema importância o desenvolvimento de padrões e a validação das informações utilizadas.

Fonte: dissertação de mestrado apresentada ao Curso de Pós Graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

AVALIAÇÃO DO GRAU DE HOMOGENEIDADE DE MISTURAS EM FORMULAÇÕES CONTENDO FÁRMACO DE BAIXA DOSAGEM


As cápsulas de gelatina dura oferecem uma forma de dosagem indivi­dualizada, que pode ser facilmente preparada na farmácia. Entretanto, para garantir a qualidade, eficácia e segurança do produto é fundamental um controle rigo­roso de todas as etapas do processo de mani­pulação. A manipulação de cápsulas contendo fármacos de baixa dosagem merece atenção especial, pois a encapsulação de uma mistura de pós não homogênea pode acarretar sérios riscos para a saúde do paciente. A etapa de mistura é, portanto, uma das etapas críticas para obtenção de doses uniformes em diversas formas farmacêuticas. Para quantidades reduzidas, como nas preparações magistrais, a mistura de pós pode ser realizada de dife­rentes formas, por exemplo, por diluição geométrica utilizando gral e pistilo (ANSEL, 2000; PRISTA, 1990); em saco plás­tico (FERREIRA, 2005) e em misturadores mecânicos (ex.: MixerPlus®) (ANSEL, 2000). De acordo com a Resolução RDC n° 87/08 devem ser realiza­das análises de teor e uniformida­de de conteúdo do princípio ativo, de fórmulas cuja unidade farmacotécnica contenha fármaco (s) em quantidade igual ou inferior a vinte e cinco miligramas, dando prioridade àquelas que contenham fármacos em quantidade igual ou inferior a cinco miligramas (BRASIL, 2008).
O acetato de hidrocortisona foi escolhido como exemplo de fármaco de baixa dosagem.
Esse fármaco é manipulado em farmácias magistrais em doses menores do que as encontradas em comprimidos comerciais (dose mínima 5 mg). Esse medicamen­to, por via de administração oral, não é produzido pela indústria farmacêutica brasileira sendo produzido apenas em farmácias magistrais.
Objetivou-se, nesse trabalho, avalia­rão e comparação do grau de homogeneidade de misturas de pós contendo fármaco potente (acetato de hidrocortisona – 1mg), utilizando-se 3 métodos diferentes: mistura no gral com auxílo de pistilo, mistura em saco plástico e mistura no Mixer Plus®. As misturas de pós foram encapsuladas e o teor do fármaco foi determinado por espectrofotometria de absorção na região ” ultravioleta (UV).
Grupo: Ana Paula, Patrícia e Gabriela

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...