5 de setembro de 2011

Cuidados ao dosar medicamentos utilizando colheres

É muito comum o uso de colheres de cozinha para dosagem de medicamentoslíquidos ou xaropes, principalmente para crianças. No entanto, um estudo recente alerta para os perigos dos erros de dosagem.
De acordo com o estudo, publicado na revista médica Annasoflnternal Medicine, realizado com 195 pacientes com resfriado ou gripe, a dosagem feita em colheres pode variar em 8% para menos de 12% para mais, dependendo da colher utilizada.
Parece pouco, mas um dos pesquisadores, Brian Wansink, diretor do Laboratório de Alimentos e Marcas da Cornell University, alerta para os perigos: " Se você está tomando remédio líquido seis vezes ao dia, por três ou quatro dias seguidos, isso começa a somar".
O problema reside na dificuldade das pessoas em saber a diferen~ça entre os tamanhos e os nomes das colheres.
Na quarta edição da farmacopeia brasileira, as unidades de medida domiciliares são padronizadas como sendo: 5 ml para as colheres de chá, 10 ml para as de sobremesa e 15 ml para as de sopa.
Os possíveis efeitos da variação na dosagem dependem do índice terapêutico do medicamento. Isso significa que os medicamentos com alto índice terapêutico suportam pequenas variações na dosagem, pois a diferença é grande entre a dose terapêutica e uma dose tóxica. Porém, medicamentos com baixo índice terapêutico, em que a dose tóxica é muito próxima à dose terapêutica, possuem alto risco de intoxicação.
Doses menores do que a indicada podem prolongar o tratamento ou acarretar uma nescessidade de troca do remédio por não ter surtido o efeito que era esperado.
Então é recomendado para que o paciente não corra o risco de sofrer intoxicação, o uso de medicamentos que já venham acompanhados de unidades de medidas, como copos ou colheres dosadoras ou ainda seringas simples. E para medicar crianças aconselha-se o uso de seringas simples (muito mais fácil administrar assim, tanto para convencer a criança como por evitar a perda do medicamento). Para o caso da criança não aceitar remédio de outra forma que não seja colher, a dica é separar uma colher somente para medicamentos, determinando sua capacidade através de uma seringa.

Fonte: www.medicsupply.com.br

3 comentários:

Giordana Escalante Gallo disse...

As pessoas normalmente fazem cometem esse erro por serem leigas no assunto. Visto isto, a farmacopeia demonstrou as quantidades certas para cada medida de colher. Tendoi em vista que o aumento ou a diminuição da dose do medicamento a ser administrado acasiona sérios riscos, principalmente os medicamentos tomados muitas vezes ao dia, o que aumenta a biodisponibilidade e a concentração desse medicamento no organismo causando efeitos colaterais, por outro lado se há a diminuição do fármaco o paciente pode relatar a não melhora, por causa dessa baixa dosagem na qual ele está administrando erroneamente.

Dailise e Josiane disse...

Com o que parecia ser tão simples "tomar uma colher de tal medicamento", visa-se um grande problema...Com a variação dos tamanhos das colheres, dificulta saber se realmente a medida que está sendo admistrada está certa ou não.
O paciente podera administrar uma quantidade menor do que realmente deveria ou ate mesmo para mais, onde o mesmo poderá se intoxicar.
O bom seria se todos os medicamentos ja viessesm com seus medidores, porém, como isso não é o que acontece, é de grande valia que o usuario procure medidores adequados para adminstrar a medicação corretamente.

Dailise e Josiane disse...

A duvida surge em saber se os medidores próprios são devidamente calibrados, como deveriam ser...

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...