4 de setembro de 2011

Experiência alagoana é pioneira em Assistência Farmacêutica no Brasil

Sistema Hórus está sendo implantado em Alagoas de forma experimental e atrai a atenção de outros Estados

Sistema online vai permitir melhorias na qualidade do atendimento dos usuários Repórter: Mônica Lima


Alagoas serve de modelo para os demais estados brasileiros no serviço de assistência farmacêutica. O Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), que está sendo implantado de forma experimental está atraindo a atenção das demais unidades da federação, que tem convocado os técnicos da Diretoria de Atenção Farmacêutica, da secretaria de Estado da Saúde, para palestras em diversos estados.

O sistema que está implantado em 24 municípios alagoanos é uma ferramenta “on line” do Ministério da Saúde, que permite o controle e avaliação dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é atingir 70% dos municípios do Estado até o final do ano. Este mês o diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, esteve em Brasília, fazendo a apresentação do Hórus versão estadual, destinada ao controle dos medicamentos e insumos do Programa Estratégico que engloba os programas de tuberculose, hanseníase, DST/Aids, endemias focais, estratégicos do estado, entre outros. A apresentação foi para os representantes de todos os Estados do país.

Fábio Pacheco, afirmou que foi feita a apresentação dos pontos críticos e motivacionais que levaram o Estado a aderir ao sistema, que é gratuito e disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Pacheco afirmou que com o Hórus evita-se que haja oneração na aquisição de sistema privados e na transparência dos recursos das três esferas do governo (federal, estadual e municipal). “A intenção da diretoria é utilizar o Hórus como único sistema de informações gerenciais em Alagoas, para atender os módulos hospitalar, componente especializado, judicialização e atenção básica”, destacou Pacheco.

Ainda em Brasília a farmacêutica da DAF, Amanda Paixão, falou durante o encontro das fases de implantação do sistema, destacando o gerenciamento de estoque internamente e comunicação com os 24 municípios que utilizam o Hórus. E, ressaltou ainda, a nova publicação da RDC nº 11.2011, que trata dos critérios para prescrição, dispensação e regulação da Talidomida. O consultor da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e consultor do Ministério da Saúde, Suetônio Queiroz, abordou a experiência de divulgação e adesão dos municípios para utilização do sistema, que tornou-se uma peça fundamental neste processo.

Fonte: Ascom / Saúde
link: http://www.saude.al.gov.br/assistenciafarmaceutica/noticias/experienciaalagoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...