28 de julho de 2011

'Superanticorpo' pode resultar em vacina universal contra gripe




Cientistas encontraram um superanticorpo, o F16, capaz de combater todos os vírus da gripe do tipo A em humanos e animais.
Pesquisadores do Reino Unido e da Suíça identificaram o anticorpo em um humano capaz de neutralizar os dois principais grupos de vírus da gripe A.
Os cientistas disseram que é um passo preliminar mas crucial para o desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe.
A vacina universal poderia proteger as pessoas durante décadas, ou mesmo pela vida toda, contra todas as cepas de vírus da gripe.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Médica do Reino Unido e pela empresa privada Humabs e o resultado foi publicado na revista 'Science'. Neste artigo, os pesquisadores explicaram que os anticorpos atigem uma proteína do vírus chamada hemaglutinina. Devido sua rápida evolução, existem 16 subtipos diferentes de gripe A, divididos em 2 grupos. Os humanos produzem anticorpos contra um subtipo específico.
Pesquisas anteriores já haviam localizado anticorpos que funcionam com o vírus do grupo 1 e com a maioria dos vírus do grupo 2, mas não com ambos.
A equipe anglo-suíça usou um método que aplica a cristalografia de raios X para examinar amostras de células do plasma humano, o que aumenta a chance de encontrar o anticorpo 'universal' mesmo ele sendo raro. Ao identificarem o F16, eles o injetaram em ratos e furões e descobriram que protegia também os animais contra os vírus do grupo 1 e 2.

FONTE:
Agência de Notícias - JORNAL FLORIPA

12 de julho de 2011

Boletim da Anvisa apresenta o perfil dos medicamentos controlados

A Anvisa disponibiliza no seu site, o primeiro Boletim de Farmacoepidemiologia do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
O documento apresenta dados qualitativos sobre a venda dos medicamentos sob controle especial, informados eletronicamente à Agência.
O boletim cobre um período significativo de monitoramento e apresenta dados coletados desde março de 2007, quando o sistema informatizado foi implantado, até março de 2010.
As informações apresentadas no boletim do SNGPC são extraídas das receitas e das notificações de controle especial, que são obrigatórias para a compra em farmácias e drogarias, de 143 medicamentos classificados como controlados. Nesse universo predominam os fármacos potencialmente causadores de dependência física e psíquica.

Dados

A primeira tabela do boletim de Farmacoepidemiologia distribui, em percentual, a participação dos medicamentos nas vendas, segundo a classificação ATC, sigla em inglês de Anatomical Therapeutic Chemical Code, que é o código da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a formulação química e indicação terapêutica dos medicamentos. Segundo o enquadramento da ATC, os fármacos se dividem pela área do corpo em que agem e por seu princípio químico ativo.
Entre os medicamentos que agem no sistema nervoso central, de acordo com a ATC, há 70 princípios ativos diferentes com registro na Anvisa. Fármacos com ação sistêmica nesta área do cérebro respondem por 74,8% dos medicamentos consumidos no país. Os dados referem-se ao acompanhamento feito pelo SNGPC durante três anos, até março de 2010.
Nesta tabela elencada segundo os códigos da ATC, aparecem dois princípios ativos de venda proibida no Brasil, o Rimonabanto, indicado para redução de gordura abdominal, e o Celecoxibe, para dores musculares. Isso aconteceu porque a proibição aconteceu em 2009, depois que já haviam sido contabilizados os dados no SNGPC.
A publicação permitirá à comunidade acadêmica e aos profissionais de saúde desenvolver estudos com base nas estatísticas e nas análises que o documento traz.
Em relação às doenças que acometem o sistema nervoso central, o boletim do SNGPC separa as ocorrências de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID) adotado no Brasil. Com base no CID apontado nas receitas, pode-se afirmar que os transtornos mentais e comportamentais representam o maior percentual de indicações: 44. Em segundo lugar, estão as doenças do sistema nervoso, com 16,1%.
O conteúdo do boletim é estratégico para as ações de fiscalização da venda destes medicamentos pelas Vigilâncias Sanitárias de municípios e estados e também para o monitoramento farmacoepidemiológico do uso destas substâncias, muitas das quais são potencialmente causadoras de dependência.
Estão previstas edições semestrais do boletim. Nesse primeiro número, a Anvisa apresenta uma caracterização das substâncias sujeitas ao controle especial, demonstrando sua distribuição nas categorias de risco de uso na gravidez e na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10).
Com relação à gestação, é importante lembrar que todos os 143 medicamentos do SNGPC se enquadram como produto que oferece algum tipo de risco. Nesta categorização, os fármacos são divididos em grupo A, isento de risco, e grupos B, C, D e X, onde se situam os produtos abrangidos pelo sistema da Anvisa.
A classificação no Grupo X é a de extrema gravidade, porque estão demonstradas a ocorrência de má-formação fetal (teratogênese) e são contraindicados para mulheres que estão ou podem ficar grávidas. É o caso da Talidomida.
O Grupo B é formado pelos medicamentos de menor risco. No caso das classes C e D a análise do risco compete ao médico, que deve definir se o benefício oferecido pelo fármaco justifica sua prescrição.

Pharma Nostra é adquirida pela Companhia Belga Arseus

A companhia belga fabricante de equipamentos e fornecedora de serviços médicos Arseus anunciou nesta segunda-feira acordo para comprar a brasileira Pharma Nostra por 51 milhões de euros (US$ 73 milhões) para assegurar a principal posição no maior mercado de compostos farmacêuticos do mundo.
A Arseus, cujos produtos incluem cadeiras para dentistas e instrumentos cirúrgicos, divulgou acordo inicial para comprar a companhia brasileira, líder no país na venda de compostos para medicamentos de farmácias de manipulação.
A unidade de compostos Fagron, da Arseus, tem sido o principal motor de crescimento da companhia. A empresa ocupa primeiro lugar na Europa e tem investido nos Estados Unidos e no Brasil desde 2010. Em setembro, a companhia vai iniciar operações na Argentina.
A aquisição ocorre menos de um ano depois que a Arseus comprou a brasileira DEG, segunda maior empresa do setor no país.
"Vamos manter as duas marcas", disse o presidente-executivo da Arseus, Ger van Jeveren. "Vamos fazer avanços em compras, em produção."
A Arseus vai pagar 60% da soma da aquisição --28 milhões de euros em dinheiro e 4 milhões de euros em ações em tesouraria-- na conclusão da operação e os restantes 19 milhões de euros ao longo dos próximos três a cinco anos.
A Pharma Nostra, fundada em 1999, teve faturamento de cerca de 45 milhões de euros em 2010 e margem de lucro próxima a 15%.

Fonte: Agência Reuters

Vigilância Sanitária atesta que farmácia apontada por doping atende as BPF

A farmácia apontada por ter causado o doping de quatro nadadores brasileiros (Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked) por meio de contaminação do suplemento alimentar dos atletas, ganhou um argumento para se defender da acusação.

A prefeitura da cidade de Santa Bárbara d'Oeste - cidade onde se localiza a farmácia - encaminhou nota oficial que atesta que o estabelecimento atende as exigências das legislações vigentes, e que não oferece danos à saúde dos consumidores.

A farmácia foi vistoriada pela Vigilância Sanitária da cidade por causa da versão dos atletas e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que indicaram que a farmácia era culpada pela presença da substância furosemida nas cápsulas de cafeína produzida por esta. A confederação chegou a divulgar que a farmácia havia assumido a culpa no erro, o que foi contestado posteriormente pelos responsáveis do estabelecimento comercial.

Leia abaixo a nota oficial da prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste na íntegra:

A Vigilância Sanitária Municipal faz inspeções sanitárias na farmácia de manipulação Anna Terra Produtos Farmacêuticos Ltda, bem como em outros estabelecimentos, no mínimo duas vezes ao ano, desde que foram descentralizadas as ações de Vigilância Sanitária no município, em 1998;

Recentemente, no último dia 03, o órgão fez uma nova inspeção, contemplando todos os aspectos constantes na Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 67/07 (que trata das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias);

Também foi feita inspeção no dia 06/07, para averiguar os fatos em virtude de veiculação nos mais diversos meios de comunicação de que o atleta Cesar Cielo Filho, flagrado em exame antidoping por meio de constatação da substância furosemida (substância proibida pelos órgãos regulamentares do esporte praticado pelo atleta), teria consumido uma formulação magistral a base de cafeína e que, segundo a CBDA, estaria “contaminada” pela referida substância. Esta teria sido manipulada pela farmácia de manipulação Anna Terra Produtos Farmacêutico Ltda, em Santa Bárbara d´Oeste;

Após inspeções feitas nas datas mencionadas, e pela documentação apresentada pelo estabelecimento, a Vigilância Sanitária verificou que a farmácia atende as exigências das legislações vigentes, estando em condições sanitárias satisfatórias de funcionamento, não oferecendo danos à saúde dos consumidores.

Fonte: O Povo on line

6 de julho de 2011

Começa a VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica

Começa, nesta quarta-feira, (6 de julho) a VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica (Rede Parf).

O encontro,que é promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), reune representantes das Américas para discutir o fortalecimento das Autoridades Reguladoras Nacionais no contexto dos Sistemas de Saúde. Estão confirmados representantes de 27 países.

O programa da Conferência conta com temas atuais de interesse da regulação sanitária, como nanotecnologia, sistemas de informação e comunicação, transparência e produtos biotecnológicos. Entre os participantes, destacam-se representantes do Governo, setor privado, academia, entidades representativas de consumidores e especialistas convidados.

Além de receber a Conferência em sua sede em Brasília, a Anvisa será co-patrocinadora do encontro e irá participar do financiamento de aspectos logísticos da Conferência. Para a Agência, o fórum será uma oportunidade de integrar sevidores, profissionais de vigilância sanitária de estados e municípios, e outros órgãos nacionais, para debater os rumos e desafios da regulação farmacêutica no mundo.

A VI Conferência da Rede Pan-Americana de Regulamentação Farmacêutica (Rede Parf) será transmitida em tempo real, pelo site da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br).

Fonte: ANVISA

5 de julho de 2011

Caso Cielo - De quem é a culpa?

O médico Cláudio Cardone, da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) revelou que o laudo da farmácia, de Santa Bárbara D'Oeste, não confirma, mas deixa aberta a possibilidade de contaminação cruzada na manipulação do suplemento alimentar utilizado por Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked.

Ao contrário do que afirmou a médica Sandra Soldan, também da CBDA, a farmácia não admite erro, mas reconhece que manipulou furosemida antes de produzir o remédio dos nadadores.

Em entrevista ao site do IG, o médico Cardone afirma: “A farmácia apresentou um documento que apenas diz que é a responsável por manipular a cafeína dos suplementos alimentares do Cielo e que, no dia que manipulou, horas antes e por duas vezes, manipulou a furosemida pra fabricar outro remédio”.

Na última sexta-feira, Sandra Soldan disse que uma farmácia de Santa Bárbara d’Oeste havia admitido erro na manipulação dos suplementos. Por meio de seu advogado, a empresa desmentiu a médica e ameaçou processar a CBDA por danos morais.

Já, Eduardo de Rose, responsável pelo Painel de Doping da CBDA, também apresentou versão diferente à de Soldan e igual à de Cardone.

Fonte: IG

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...