21 de junho de 2017

Medicamento vem sendo utilizado para fins estéticos!

É um esteroide criado com a marca “Anavar” que começou a ser vendido nos Estados Unidos em 1964. Está relacionado ao receptor de testosterona no organismo. Esse receptor induz ações anabolizantes, androgênicas e outras.
No Brasil, são comuns os nomes: Lipidex e Anavar. Nos Estados Unidos, o medicamento pode ser encontrado como Anavar. Em outros países, como Austrália, Japão e Itália, a Oxandrolona é encontrada como Lonavar.
Seu uso terapêutico restringia-se basicamente ao tratamento de pacientes queimados, deprimidos, em recuperação de grandes cirurgias e também para restaurar ou restabelecer o peso corporal dos sobreviventes dos campos de concentração durante a 2ª guerra mundial. A maioria dos efeitos colaterais advém do uso indiscriminado, abusivo e não terapêutico, sendo utilizado geralmente por indivíduos que objetivam melhorar a performance esportiva e estética, com dosagens que costumam ultrapassar a dosagem terapêutica em até 100 vezes.
Logo, o fármaco tem se tornado bastante popular, sobretudo no ambiente fitness de treinos regulares e árduos e dietas restritas, por isso a prevalência do uso foi maior entre os professores de Educação Física (25,5%) quando comparados a outros grupos, como outros profissionais e acadêmicos da área da saúde, adolescentes, homens e mulheres. Nesse caso, a utilização é para fins de grande aumento de força por aumentar os depósitos de fósforo creatina intracelular (fonte de combustível muscular para esforços imediatos de curta duração com até 10 segundos aproximadamente) e aumento da massa do músculo, além de definição muscular. Todavia, os efeitos colaterais mais citados foram: acne (54%), ginecomastia (34%) e estrias (34%).      
Portanto, fique atento: se você desconhece esse tipo de produto, antes de usá-lo procure um médico especialista como um endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista.
Para mais informações, acessem:http://www.scielo.br/pdf/refuem/v24n4/14.pdf


Um comentário:

Alice Mello disse...

Infelizmente, hoje em dia, muitos jovens vem utilizando medicamentos e anabolizantes que não são apropriados para uso estético, e, dessa forma, prejudicam sua saúde, por usarem doses muito acima do que seria utilizado para o tratamento devido da droga e, muitas vezes, também levanto a morte.

Postar um comentário

Comparação entre técnicas de granulação via úmida: leito fluidizado x alto cisalhamento.

            A granulação pode ser realizada por diferentes tecnologias as quais se diferenciam essencialmente nas metodologias utilizadas e,...